domingo, 27 de setembro de 2009

VOCÊ TEM FOME DE QUE?

VOCÊ TEM FOME DE QUE?


Sempre que se fala em dieta para emagrecimento a imagem que nos vem à cabeça é de remédios, muita atividade física e privação de vários alimentos. Só de pensar em emagrecer, muitas pessoas acabam desistindo, pois enxergam emagrecimento como sinônimo de sacrifício.

Muitas pessoas acabam descontando na comida alguns estados emocionais como ansiedade, preocupação, stress, tristeza, etc.

A verdade é que desde que nascemos estabelecemos uma relação entre a comida e a emoção. O próprio ato do aleitamento materno está carregado de sentimentos. E essa relação não pára por aí, uma vez que, ainda na infância, toda vez que um bebê chora a primeira reação da mãe é oferecer o peito ou a mamadeira. Frequentemente a comida é utilizada como fator de premio ou punição (“se você comer tudo pode brincar” ou “se você não me obedecer vai ficar sem sobremesa”).

Na vida adulta ainda seguimos a dupla comida-emoção. Tanto é verdade que Natal, Reveillon e outras datas comemorativas são celebradas com a mesa farta de alimentos e bebidas. Toda vez que se quer celebrar algo é em volta da mesa que buscamos esse encontro com amigos e familiares.

Dia dos namorados é a mesma coisa. Quantos amantes não oferecem bombons à sua amada como prova de amor e quantos solitários não devoram uma caixa inteira desses pequenos chocolates buscando uma satisfação imediata para sua solidão e angústia.

Comemos quando estamos tristes e quando estamos contentes e não apenas para saciar a nossa fome. O problema é que comer em demasia e de forma incorreta engorda e traz prejuízos à saúde.

Quando se usa a comida para preencher vazios emocionais o que se consegue na verdade é uma satisfação temporária da ansiedade que não sendo resolvida, retorna fortalecida por sentimentos de culpa, sensação de fracasso e descontrole.

Mais do que dieta e medicamentos, emagrecer implica em adotar um novo modo de vida, novos hábitos e uma nova maneira de relacionar-se com a comida. É preciso melhorar a auto-estima, aprender a controlar a ansiedade, o stress e todos os sentimentos que influenciam de maneira negativa no sobrepeso.

Descobrir qual o papel da comida em sua vida é fundamental para o processo de emagrecimento. A perda de peso não pode ser encarada como momentânea, mas sim definitiva que a conduza a um peso adequado e saudável.

Essa é a importância da Psicologia no Emagrecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou esclareça sua dúvidas...